Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Dissertações > Dissertações defendidas > Pesquisa > Dissertações Defendidas > Dissertações defendidas em 2022
Início do conteúdo da página

Dissertações defendidas em 2022

Publicado: Sexta, 20 de Mai de 2022, 16h58 | Última atualização em Segunda, 20 de Março de 2023, 17h02 | Acessos: 5554

 

Panorama nacional da inserção de astronomia na licenciatura em pedagogia: reflexões a partir dos projetos pedagógicos de curso

Autora: Thayná Cristina Dias e Dias 

Orientadora: Profa. Dra. Camila Maria Sitko Meira dos Santos

 

Saberes primevos que mobilizam memórias, histórias de vida e experiências docentes: narrativas de professores que ensinam ciências da natureza no contexto amazônico-paraense

Autor: Rafael Cordeiro Rodrigues

Orientador: Prof. Dr. Attico Inácio Chassot

 

(Re)escrevendo a história dos ancestrais de uma comunidade periférica na busca de saberes primevos para destes fazer saberes escolares

Autora: Jhéssica Elayne Gomes da Cruz Piano 

Orientador: Prof. Dr. Attico Inácio Chassot

 

Fraturando fissuras: entre as ações afirmativas e a presença de estudantes indígenas no curso de Licenciatura em Matemática da Unifesspa/Marabá.

Autor: Jhemerson da Silva e Neto

Orientadora: Profa. Dra. Ana Clédina Rodrigues Gomes

 

Políticas curriculares para o ensino médio e as novas diretrizes (2019/2020) para formação de professores: um enfoque sobre o currículo de matemática

Autora: Valdineia Rodrigues Lima

Orientadora: Profa. Dra. Ana Clédina Rodrigues Gomes

 

A iniciação científica nos cursos técnicos no campus rural de marabá do IFPA: a relação com a pedagogia da alternância e o educar pela pesquisa  

Autor: Carlos Antonio Cunha dos Santos

Orientadora: Profa. Dra. Ana Cristina Viana Campos

 

Relações entre princípios da educação popular e o ensino de ciências na educação escolar indígena: possíveis contribuições para a formação de professores

Autora: Soraya Gonçalves Santos

Orientadora: Profa. Dra. Ana Clédina Rodrigues Gomes

 

Autoavaliação: da discussão teórica aos sentidos que emergem nos discursos de mestrandos em Educação em Ciências e Matemática

Autora: Ester Silva Chaves

Orientadora: Profa. Dra. Alessandra de Rezende Ramos

 

A representação social dos estudantes do curso de licenciatura em matemática sobre a tríade ensino-pesquisa-extensão na Universidade do Estado do Pará - UEPA - campus VII 

Autora: Kamilla Ferreira da Silva 

Orientador: Prof. Dr. Emerson Batista Gomes

 

Ansiedade à matemática e sua relação com o bloqueio da aprendizagem de matemática na adolescência: aspectos atitudinais e cognitivos 

Autora: Ivonilce Brelaz da Silva

Orientador: Prof. Dr. Caio Maximino de Oliveira

 

Atitudes em relação à matemática de estudantes da licenciatura em Educação do Campo da UNIFESSPA

Autora: Maria Edlene Andrade Barbosa Rego

Orientador: Prof. Dr. Narciso das Neves Soares

 

VIOLÊNCIA ENTRE OS ESCOLARES DO 9º ANO DO ESTADO DO PARÁ: análises e reflexões sobre os dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2015

Autora: Jussara da Silva Nascimento Araújo

Orientadora: Profa. Dra. Ana Cristina Viana Campos

 

Saberes matemáticos de produtores e atravessadores nas práticas laborais do açaí e o uso de instrumentos de medidas não oficiais na Vila Nova Aliança – PA

Autora: Edilene França Pereira Sousa

Orientador: Prof. Dr. Attico Inacio Chassot

 

TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: reflexões e possibilidades na construção do conhecimento científico 

Autora: Eliane Leite Félix

Orientadora: Profa. Dra. Ana Cristina Viana Campos

 

Atitudes e crenças de autoeficácia em relação à matemática de professores dos anos iniciais do ensino fundamental e suas relações com o ensino do sistema de numeração decimal

Autora: Giselma Pereira Da Silva

Orientador: Prof. Dr. Narciso das Neves Soares

 

Atitudes em relação à leitura e desempenho na resolução de problemas de alunos ingressantes do curso de matemática

Autora: Amanda Gil Cardoso de Lima

Orientador: Prof. Dr. Ronaldo Barros Ripardo

 

Análise da aquisição de níveis de aprendizagem sobre metodologias ativas em um curso de formação continuada para pedagogos que ensinam ciências nos anos iniciais do ensino fundamental 

Autora: Marina do Nascimento Santos

Orientadora: Profa. Dra. Camila Maria Sitko Meira dos Santos

 

Estudo comparativo sobre as crenças de autoeficácia de professores de matemática do nível superior: marcas das tecnologias digitais no ensino remoto e presencial

Autor: Osmar Tharlles Borges de Oliveira

Orientador: Prof. Dr. Narciso das Neves Soares

 

FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO PARA INCLUSÃO ESCOLAR: contribuições do Desenho Universal para Aprendizagem 

Autora: Lidiane Andrade Sousa da Silva

Orientadora: Profa. Dra. Lucélia Cardoso Cavalcante

 

 

 

Fim do conteúdo da página