Trabalhos aprovados II Mocisspa
A coordenação da II Mostra Científica do Sul e Sudeste do Pará (MOCISSPA), organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), no uso de suas atribuições, torna público a lista final de TRABALHOS APROVADOS para apresentação na Mostra de Finalistas.
TÍTULO |
TUNO |
“MARABAZIN” - UMA AVENTURA SOCIOAMBIENTAL: DESENVOLVIMENTO DE UM GAME SOBRE O COTIDIANO DE MARABÁ |
MANHÃ |
A COMUNICAÇÃO INDÍGENA: DICIONÁRIO COM AS PRINCIPAIS PALAVRAS DA TRIBO KAYAPÓ |
MANHÃ |
A CONSTRUÇÃO DE UM MOTOR MAGNÉTICO DE BAIXO CUSTO |
MANHÃ |
A CRIAÇÃO DE UM APLICATIVO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO |
MANHÃ |
A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE |
MANHÃ |
A PERSPECTIVA DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL QUANTO A UTILIZAÇÃO DA ROBÓTICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO |
MANHÃ |
A RELAÇÃO DA ARTE COM A TE |
TARDE |
A SUPERAÇÃO DOS PROBLEMAS SOCIAIS: O PROCESSO DE RESILIÊNCIA DOS DISCENTES DO INSTITUTO FEDERAL DO TOCANTINS DO CAMPUS ARAGUAÍNA |
TARDE |
AGRICULTURA BIODINÂMICA: A INFLUÊNCIA DA LUA NAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS NA VILA SANTA FÉ |
TARDE |
ANALFABETISMO NO PROJETO DE ASSENTAMENTO TAMBORIL |
TARDE |
ANSIEDADE E APRENDIZAGEM ESCOLAR:ATITUDES E CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO |
TARDE |
APP – REQUERIMENTO DIGITAL |
MANHÃ |
AREIA MÁGICA SUSTENTÁVEL: UM RECURSO PARA O ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL |
TARDE |
ARTICULANDO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: UMA EXPERIENCIA REALIZADA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
TARDE |
ÁRVOPEL: AS FOLHAS ECOLÓGICAS SUSTENTÁVEIS |
TARDE |
AS CONTRIBUIÇÕES DO XADREZ ESCOLAR PARA A PRODUÇÃO DOS DIFERENTES SABERES |
MANHÃ |
AS INFLUÊNCIAS DOS JOGOS ELETRÔNICOS NA CONCEPÇÃO DE ALUNOS E PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO |
MANHÃ |
AS PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS CONTEUDOS MATEMÁTICOS DOS ALUNOS DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
TARDE |
ASPECTOS QUE INFLUENCIAM A MANIPULAÇÃO DE INDIVÍDUOS EM SOCIEDADE |
MANHÃ |
ASPECTOS REPRODUTIVOS E BIOTECNOLÓGICOS DA PRODUÇÃO DO HÍBRIDO TABATINGA: FERRAMENTAS PARA CONSERVAÇÃO E PRODUÇÃO |
MANHÃ |
BIOPLÁSTICO DE FOLHAS E SUBPRODUTOS DA MANGA |
TARDE |
BIOTECNOLOGIA - O USO DOS MICROORGANISMOS A FAVOR DA SAÚDE HUMANA |
TARDE |
BRAÇO ROBÓTICO CONTROLADO POR ARDUÍNO COMO ESTRATÉGIA PARA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E ENSINO INTERDISCIPLINAR NO C.M.I, IFPA |
TARDE |
BREVE LINHA HISTÓRICA FEMININA |
MANHÃ |
BRINQUEDOTECA ITINERANTE: ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO ATRAVÉS DO BRINCAR |
MANHÃ |
CAPACIDADE BIOATIVA DA ANTOCIANINA EXTRAÍDA DA FLOR “BORBOLETINHA” |
TARDE |
CAPITAL ECONÔMICO E DESEMPENHO ESCOLAR: UM ESTUDO SOBRE A REPRODUÇÃO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS ENTRE OS ALUNOS DO CAMPUS MARABÁ INDUSTRIAL DO IFPA |
MANHÃ |
CARACTERIZAÇÃO DO GÁS HIDROGÊNIO UTILIZANDO A ELETRÓLISE AQUOSA DO HIDRÓXIDO DE SÓDIO |
TARDE |
CASA INTELIGENTE: PROTÓTIPO DE UM SISTEMA DE AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL DE BAIXO CUSTO UTILIZANDO MÓDULO ESP32 |
TARDE |
CLASSIFICAÇÃO DAS PLANTAS NA PERSPECTIVA DO ENSINO INCLUSIVO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL |
TARDE |
COMPARAÇÃO DA BIOLOGIA REPRODUTIVA DO PEIXE CTENOBRYCON SP. EM LAGOAS DA REGIÃO DE MARABÁ |
MANHÃ |
CONCEPÇÕES SOBRE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA PERSPECTIVA DOS DOCENTES DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I E II DA CIDADE DE MARABÁ/PA |
MANHÃ |
CONFECÇÃO DO JOGO “ÚLTIMA RESPOSTA – ÁTOMO E CÉLULA” COMO RECURSO PEDAGÓGICO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM |
TARDE |
CONSTRUÇÃO DE SENSOR DE PRESENÇA CAPACITIVO PARA O ENSINO DE FÍSICA |
TARDE |
CONTEUDOS MATEMATICOS: PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS ALUNOS DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
TARDE |
CONTROLE RESIDENCIAL COM RASPBERRY PI |
MANHÃ |
CUBAGEM DE MADEIRA |
TARDE |
DEGRADAÇÃO DE UM CORANTE UTILIZANDO TUNGSTATO DE BÁRIO COMO FOTOCATALISADOR SOLAR |
MANHÃ |
DESENVOLVIMENTO DE CADEIRA DE RODAS INTELIGENTE PARAPESSOAS COM MOBILIDADE REDUZIDA |
MANHÃ |
DESENVOLVIMENTO E UTILIZAÇÃO DE UM APLICATIVO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA FÍSICA |
MANHÃ |
DESMATAMENTO AMAZÔNICO |
MANHÃ |
DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NO 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
TARDE |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O CONTEXTO ESCOLAR PROMOVENDO ATITUDES SUSTENTÁVEIS COM O USO DE GOTEJADORES DE GARRAFAS PET |
TARDE |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA:UMA INVESTIGAÇÃO COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO |
TARDE |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: SABERESFAZERES CONSTITUÍDOS ENTRE UNIVERSIDADE E COMUNIDADE EM SANTANA DO ARAGUAIA |
TARDE |
ENERGIA MAGNÉTICA: O USO DO IMÃ PARA A PRODUÇÃO DE ENERGIA INFINITA |
TARDE |
ENSINO DE PROGRAMAÇÃO PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PÚBLICAS DE MARABÁ. |
MANHÃ |
ENSINO DE QUIMICA PARA PESSOAS SURDAS: UM OLHAR DO INTERPRETE |
MANHÃ |
ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS DO 2º ANO DOS ANOS INICIAIS ENSINO FUNDAMENTAL |
TARDE |
ESTABELECIMENTO DE PROTOCOLO PARA DIAFANIZAÇÃO DE PEIXES NATIVOS. |
MANHÃ |
EXPERIÊNCIAS INICIAS DE UM CLUBE DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL EM CANAÃ DOS CARAJÁS-PA |
TARDE |
EXPERIMENTO FACILITADOR NO ESTUDO DE HIDROSTÁTICA E HIDRODINÂMICA: MINI BOMBA D’ÁGUA |
MANHÃ |
GEOGEBRA-TECNOLOGIA A FAVOR DO ENSINO/APRENDIZAGEM |
TARDE |
GERAÇÃO Z: OS IMPACTOS CAUSADOS PELO AVANÇO TECNOLOGICO NO COTIDIANO DOS EDUCANDOS DA ESCOLA MARIA DAS NEVES E SILVA |
TARDE |
GETRECEL |
MANHÃ |
HORTA SUSTENTÁVEL: UMA ALTERNATIVA PARA A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA |
MANHÃ |
IFGPS:APLICATIVO MOBILE PARA LOCOMOÇÃO DE DEFICIENTES VISUAIS DENTRO DO IFTO-CAMPUS ARAGUAÍNA |
TARDE |
IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DA DISCIPLINA “EDUCAÇÃO FINANCEIRA” NO ENSINO MÉDIO |
TARDE |
IMPORTÂNCIA HISTÓRICA E PATRIMONIAL DO BAIRRO FRANCISCO COELHO (CABELO SECO) |
MANHÃ |
INCLUINDO A ASTRONOMIA NO CONTEXTO ESCOLAR |
MANHÃ |
JORNAL ESCOLAR: UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA EMEB RONILTON ARIDAL DA SILVA - GRILO |
TARDE |
LABORATORIO DE ENSINO DE MATEMATICA: CONTRIBUIÇÕES PERCEBIDOS NO CURSO DE FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DE MATEMÁTICA |
TARDE |
LEITURA E ESCRITA DE CONTOS: O LETRAMENTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL |
TARDE |
LETRAMENTO EM MATEMÁTICA E O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DO SUL E SUDESTE PARAENSE NO ENEM |
TARDE |
LEVITAÇÃO ELETROMAGNÉTICA: SENTIDO E VARIAÇÃO DO CAMPO MAGNÉTICO COMPROVADOS POR MEIO DE UM ANEL DE ALUMÍNIO. |
MANHÃ |
LIXO ELETRÔNICO E OS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS |
TARDE |
MAPEAMENTO COM BALÕES |
MANHÃ |
MAQUETES COMO INSTRUMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA FÍSICA |
MANHÃ |
MEBENGOKRE-KAYAPÓ: HISTÓRIA, TERRITÓRIO E CULTURA |
MANHÃ |
MEMES EM SALA DE AULA: LIMITES E POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO COMO RECURSO DIDÁTICO DE ENSINO DE HISTÓRIA |
MANHÃ |
METODOLOGIAS DE ENSINO COM USO DE TIC’S NO ENSINO MÉDIO |
TARDE |
MODELOS DIDATICOS ADAPTADOS PARA ALUNOS COM DEFICIENCIA VISUAL COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA |
TARDE |
MUSICALIZAÇÃO DE PESSOAS SURDAS: ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS DE ENSINO |
MANHÃ |
MUSICALIZAÇÃO INFANTIL: UM CONVITE A EXPLORAÇÃO MUSICAL LÚDICA E SENSÍVEL |
MANHÃ |
O ESTUDO DE ÁLGEBRA E GEOMETRIA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
TARDE |
O JOGO COMO FERRAMENTA DE ENSINO: SISTEMA SOLAR EM LIBRAS |
MANHÃ |
O RACISMO NA ESCOLA: DISCUTINDO UMA CULTURA DE IGUALDADE |
MANHÃ |
O USO DE HQS COMO FERRAMENTA DE ENSINO PARA O CONTEÚDO DE BALANCEAMENTO QUÍMICO |
MANHÃ |
PLANTAS NATIVAS COMO ANESTÉSICO PARA PEIXES |
MANHÃ |
PLASTIOCA: BIOPLÁSTICO DA CASCA DA MANDIOCA |
TARDE |
PREDICADOS NÃO VERBAIS EM KỲIKATÊJÊ |
TARDE |
PRINCIPAIS DIFICULDADES DOS CONTEUDOS MATEMATICOS DOS PROFESSORES QUE ATUAM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
TARDE |
PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS APLICADO A REDUÇÃO DE DIMENSÃO DE SINAIS CARDÍACOS PARA ENTRADA DE ALGORITMOS INTELIGENTES |
TARDE |
PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS ACESSÍVEIS: MEDIAÇÃO NO APOIO A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL |
MANHÃ |
PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DE BAIXO IMPACTO AMBIENTAL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS |
TARDE |
PRODUÇÃO DE UMA MÃO MECÂNICA |
MANHÃ |
PROJETO DE FABRICAÇÃO DE DISPOSITIVO DE SOLIDIFICAÇÃO DE LIGAS DE ALUMNÍNIO COM DIFERENTES CONDIÇÕES DE RESFRIAMENTO |
TARDE |
PROJETO TAMPINHAS DE PET NA RETA NUMÉRICA RACIONAL |
TARDE |
PROTÓTIPO DE MOTOR ELÉTRICO |
MANHÃ |
PROTÓTIPO DE ROBÔ SEGUIDOR DE LINHA CONTROLADO POR ARDUÍNO E CONSTRUÍDO COM MATERIAIS RECICLAVEIS |
MANHÃ |
PROTÓTIPO EM ARDUINO DA SINTESE PORTEICA |
MANHÃ |
QUAL O MELHOR HORÁRIO PARA BUSCAR ALIMENTO EM UMA ILHA FLUVIAL? FORRAGEAMENTO DE ATTA SEXDENS |
MANHÃ |
QUEIMADAS E DESMATAMENTO AMAZÔNICO: PROBLEMA ANTIGO, DISCUSSÃO ATUAL. |
TARDE |
REFLEXÕES SOBRE O CAMPO DO TRABALHO |
MANHÃ |
RESSIGNIFICAÇÃO DE CONCEITOS METEOROLÓGICOS ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE UMA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA COM MATERIAIS RECICLADOS |
TARDE |
SELEÇÃO DE BACTÉRIAS PRODUTORAS DE BIOSSURFACTANTE |
MANHÃ |
SICIAR - SISTEMA INTELIGENTE DE CONTROLE DE INCÊNDIOS EM ÁREASRURAIS |
MANHÃ |
SOLENOPSIS INVICITA ATUA COMO BATMAN OU CORINGA NA DEFESA DE PLANTAS CONTRA HERBIVORIA? |
MANHÃ |
TRABALHO E ESCOLA: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL?OS DESAFIOS DIÁRIOS DE ADOLESCENTES DOENSINO MÉDIO |
TARDE |
TRANSMISSÃO DE ELETRICIDADE PELO AR: BOBINA DE TESLA |
MANHÃ |
UMA ANÁLISE DA VIABILIDADE DA PRODUÇÃO DE UMA TELHA SEM UTILIZAÇÃO DA SUBSTÂNCIA AMIANTO |
MANHÃ |
UMIDIFICADOR DE AR RECICLADO MOVIDO A ENERGIA SOLAR: UMA ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL |
TARDE |
Informações
Site: https://ppgecm.unifesspa.edu.br/index.php/en/eventos
Email: mocisspa@gmail.com
Telefone: (94)2101-5929.
Marabá (PA), 03 de novembro de 2019.
Prof. Dr. Ronaldo Barros Ripardo
Coordenador Geral da II MOCISSPA