Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Programa > Área de concentração e linhas de pesquisa
Início do conteúdo da página

Área de concentração e linhas de pesquisa

Publicado: Segunda, 04 de Dezembro de 2017, 14h47 | Última atualização em Domingo, 30 de Março de 2025, 11h17 | Acessos: 6947

 

Área de concentração

Educação em Ciências e Matemática

Congrega estudos e pesquisas acerca da educação/ensino/aprendizagem das ciências e da matemática, visando à formação científica e à formação de professores. Aborda a epistemologia das ciências e da matemática e suas tendências na educação escolar e acadêmica, busca a compreensão da historicidade dos conhecimentos científicos e suas implicações na organização do ensino e visa, ainda, o conhecimento das teorias, dos processos, das estratégias de ensino, de aprendizagem e de formação de professores. Propõe subsidiar as pesquisas para a produção de conhecimentos na área e na compreensão do papel das ciências e da matemática e da escola na formação para a cidadania, na perspectiva das relações entre as ciências, a matemática, as tecnologias e os ambientes amazônicos.

Linhas de pesquisa

Epistemologia do conhecimento, do ensino e da aprendizagem em ciências e matemática

Aborda temáticas relativas ao estudo dos diferentes paradigmas que norteiam a elaboração do conhecimento em ciências e matemática, considerando os contextos e fundamentos epistemológicos, históricos e socioculturais nos quais este conhecimento foi produzido e validado. Além disso, as múltiplas e complexas inter-relações que permeiam, nos âmbitos formal e não formal, o ensino e a aprendizagem de ciências e matemática, desde processos de ensinar e de aprender, construção e análise de recursos didáticos, relação teoria e prática na sala de aula, currículo e componentes curriculares até pesquisas no/do ensino na área considerada.

Formação de professores em ciências e matemática

Aborda temáticas atinentes à formação inicial e continuada de profissionais da Educação em Ciências e em Matemática, quer em termos de ideário, quer de práticas pedagógicas, em quaisquer dos níveis e sistemas de ensino, privilegiando-se temáticas que envolvam tanto a formação de docentes reflexivos-pesquisadores quanto a perspectiva de formação de novas/outras culturas de formação e desenvolvimento profissional de professores. Integram a proposta desta linha, estudos e análises de pesquisas desenvolvidas a partir de temas tais como: formação reflexiva, epistemologia da prática, aprendizagem para a docência, perfil docente, carreira docente, profissionalização, conhecimentos, crenças e saberes profissionais para a docência em ciências e matemática. Contempla, ainda, estudos sobre pesquisas em formação de professores e tendências atuais em formação.

 

Área de concentración

Educación en Ciencias y Matemáticas

Reúne estudios e investigaciones sobre la educación, enseñanza y aprendizaje de las ciencias y las matemáticas, con el objetivo de la formación científica y la formación de profesores. Aborda la epistemología de las ciencias y de las matemáticas y sus tendencias en la educación escolar y académica; busca la comprensión de la historicidad del conocimiento científico y sus implicaciones en la organización de la enseñanza, y tiene como propósito el conocimiento de teorías, procesos, estrategias de enseñanza, aprendizaje y formación docente. Se propone aportar a la investigación para la producción de conocimiento en el área, así como a la comprensión del papel de las ciencias, las matemáticas y la escuela en la formación para la ciudadanía, desde una perspectiva de las relaciones entre las ciencias, las matemáticas, las tecnologías y los entornos amazónicos.

Líneas de investigación

Epistemología del conocimiento, de la enseñanza y del aprendizaje en ciencias y matemáticas

Aborda temáticas relacionadas con el estudio de los diferentes paradigmas que orientan la elaboración del conocimiento en ciencias y matemáticas, considerando los contextos y fundamentos epistemológicos, históricos y socioculturales en los cuales dicho conocimiento fue producido y validado. Además, se analizan las múltiples y complejas interrelaciones que atraviesan, tanto en contextos formales como no formales, la enseñanza y el aprendizaje de las ciencias y las matemáticas, desde los procesos de enseñanza y aprendizaje, la construcción y análisis de recursos didácticos, la relación teoría-práctica en el aula, el currículo y sus componentes, hasta las investigaciones en/sobre la enseñanza en el área considerada.

Formación de profesores en ciencias y matemáticas

Aborda temáticas relacionadas con la formación inicial y continua de profesionales en Educación en Ciencias y Matemáticas, tanto en lo que respecta al pensamiento pedagógico como a las prácticas educativas, en todos los niveles y sistemas de enseñanza. Se priorizan temas que abordan la formación de docentes reflexivos-investigadores y la perspectiva de nuevas/otras culturas de formación y desarrollo profesional docente. Esta línea incluye estudios y análisis de investigaciones desarrolladas a partir de temas como: formación reflexiva, epistemología de la práctica, aprendizaje para la docencia, perfil docente, carrera docente, profesionalización, conocimientos, creencias y saberes profesionales para la docencia en ciencias y matemáticas. Asimismo, contempla estudios sobre investigaciones en formación docente y tendencias actuales en este campo.

 

Speciality area

Science and Mathematics Education

It gathers studies and researches about education / teaching / learning of sciences and mathematics, aiming at scientific training and teacher training. It approaches the epistemology of science and mathematics and its trends in school and academic education, it seeks the historicity comprehension of scientific knowledge and its implications on the organization of teaching considering the knowledge of theories, processes, teaching strategies, learning and teacher training. It proposes to subsidize the researches for production of knowledge in the area and in the understanding of the role of sciences, mathematics and the school in the formation of citizenship, concerning about the perspective of the relations between sciences, mathematics, technologies and Amazonian environments.

Research lines

Epistemology of knowledge, teaching and learning in science and mathematics

It covers topics related to the study of the different paradigms that guide the elaboration of knowledge in science and mathematics, considering the contexts and epistemological theoretical foundations, historical and sociocultural foundations in which this knowledge was produced and validated. In addition, the multiple and complex interrelationships that permeate, both on formal and non-formal spheres, the teaching and learning of science and mathematics, from teaching and learning processes, construction and analysis of didactic resources, theoretical and classroom background relationship, curriculum and curricular components to researches in the specific teaching area.

Teacher training in science and mathematics

It addresses topics related to the initial and continuous training of professionals in Science and Mathematics Education, both in terms of ideary and pedagogical practices, at any of the levels and systems of teaching, focusing on themes that involve both the training of reflective-researchers on the perspective of training new / other cultures of formation and professor professional development. The proposal of this line is integrated by studies and analysis of developed researches from subjects such as: reflexive formation, epistemology of the practice, teaching learning, teacher’s profile, teaching career, professionalization, knowledge, beliefs and professional knowledge for teaching in science and mathematics. It also includes studies on researches in teacher training and current trends in training.

registrado em:
Fim do conteúdo da página