Rede de Educação Científica e Matemática (Recima)
A Rede de Educação Científica e Matemática (Recima) consiste em um plano integrado de desenvolvimento para consolidação dos Programas de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Ensino de Ciências e Matemática (PPECEM) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Trata-se de um projeto aprovado no Edital n. 13/2020-Capes junto ao Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação na Amazônia – Legal.
A Recima constitui-se em um conjunto de ações estratégicas com vistas ao aprimoramento do ensino de ciências e da educação matemática na educação básica, a partir das linhas de pesquisa dos programas e da temática da diversidade sócio cultural. Deverá ser envolver Secretarias Municipais e Estaduais de Educação, Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFES), Unifesspa, UFT e UFMA. As ações da rede contemplam dois eixos: I) Processos formativos na educação básica e II) Divulgação e popularização da ciência e tecnologia.
O Eixo I tem por objetivos (i) intensificar as pesquisas e a produção científica na área de educação em ciências e matemática, considerando necessidades e problemas de ensino e de aprendizagem locais, tendo como base as linhas de pesquisa dos PPG envolvidos e os avanços e as tendências na área; e (ii) criar condições de continuidade de estudos, pesquisas e formação continuada dos professores de/que ensinam ciências e matemática de modo a estabelecer uma relação dialogal entre a produção científica e a sua disseminação no contexto escolar e universitário. Tais objetivos devem ser alcançados por meio de ações como:
- integração entre os laboratórios de pesquisa em ensino de ciências e em educação matemática, bem como de áreas afins, dos PPG envolvidos, com caráter multiusuário;
- suporte à ação pedagógica dos professores de/que ensinam ciências e de matemática na educação básica para elevar a qualidade do ensino e, simultaneamente, constituir-se em ambiente de pesquisa com a participação destes;
- desenvolvimento de pesquisas com diferentes graus de inovação que possibilitem a criação de novos produtos, serviços ou processos, ou que agreguem novas funcionalidades ou características aos já existentes, e resultem em possibilidades de efetivo ganho de qualidade ou desempenho no ensino e na formação de professores de/que ensinam ciências e matemática;
- promoção de ações que possibilitem transferência de conhecimento e se traduzam em melhoria da qualidade da aprendizagem de ciências e matemática na educação básica;
- criação de grupos de estudos e pesquisas interinstitucionais com foco na atividade e experiência docentes na educação básica na área de ensino de ciências e de educação matemática;
- criação de uma agenda de temas prioritários de pesquisas em ensino de ciências e educação matemática a serem desenvolvidas da iniciação científica à pós-graduação.
O Eixo II tem como objetivo (i) desenvolver ações de divulgação e popularização da ciência nos diversos contextos regionais a partir da integração entre educação básica e ensino superior; e (ii) promover e estimular o debate sobre CTS e sua importância para a sociedade. Estes objetivos deverão ser alcançados a partir de ações como:
- fortalecimento das feiras científicas escolares, municipais e regionais existentes, bem como o incentivo a criação de novas;
- fortalecimento dos clubes de conhecimento (Clubes de Ciências, Clubes de Astronomia, Clubes de Matemática etc.) existentes nas IES;
- incentivo e apoio à criação de clubes de conhecimento multidisciplinares nas instituições da educação básica e IFES;
- promoção de ações que fomentem o interesse de crianças e jovens pelas carreiras científicas a partir da iniciação científica.
Como resultados são esperados produtos bibliográficos, técnicos e tecnológicos com inovação e transferência de conhecimentos das IES para as instituições escolares e IFES. Neste âmbito, deverão ser produzidos materiais curriculares, materiais didáticos pedagógicos, métodos/estratégias de ensino, cursos de aperfeiçoamento, cursos de especialização, tecnologias sociais, eventos etc. que contemplem a dinâmica da realidade regional. Entre os PPG envolvidos, deverá ocorrer coorientações, publicações em coautoria, intercambio de pós-graduandos, oferta de disciplinas com a parceria entre pesquisadores, fortalecimento dos grupos de pesquisa, criação de novas linhas de pesquisa etc.