Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Dissertações > Dissertações defendidas
Início do conteúdo da página

Dissertações defendidas

Publicado: Quarta, 05 de Fevereiro de 2020, 17h51 | Última atualização em Sexta, 25 de Abril de 2025, 17h26 | Acessos: 7328

 

As dissertações podem ser acessadas no Repositório Institucional (RI) da Unifesspa e no Catálogo de Teses e Dissertações.

 

[1] Abel Jorge Rodrigues Ferreira. Entrelaces do Clube de Ciências e Centro Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico de Marabá: uma demarcação histórica no Ensino de Ciências e Matemática no Estado do Pará. Orientador(a): Narciso Das Neves Soares. 2020.

[2] Adriana Damascena Da Silva. Teoria dos níveis de processamento de memória: aproximações e diferenças com a teoria de Vygotsky no âmbito do ensino de Ciências. Orientador(a): Caio Maximino De Oliveira. 2023.

[3] Alcicleide Pereira De Souza. O Pibid de matemática no estado do Pará: um olhar sob a ótica das dimensões normativa, formativa e de desenvolvimento profissional. Orientador(a): Emerson Batista Gomes. 2020.

[4] Alice Silau Amoury Neta. Educação em saúde no ensino de ciências: currículo comum, saberes e concepções docentes. Orientador(a): Ana Cristina Viana Campos. 2020.

[5] Amanda Gil Cardoso De Lima. Atitudes em relação à leitura e desempenho na resolução de problemas de alunos ingressantes do curso de matemática. Orientador(a): Ronaldo Barros Ripardo. 2022.

[6] Ana Caroline Dos Santos. Ações formativas para inclusão na educação superior e a  atuação de professores de física com um estudante com  autismo. Orientador(a): Lucelia Cardoso Cavalcante. 2024.

[7] Andreson Soares Viana. Desempenho em Matemática dos alunos da região do Xingu Paraense: uma análise do Saeb 2021. Orientador(a): Attico Inacio Chassot. 2023.

[8] Antonia Cleomira De Sousa Da Conceicao. Representações sociais das docentes da Unifesspa  sobre o que é ser mulher na ciência. Orientador(a): Camila Maria Sitko. 2024.

[9] Barbara De Almeida Silverio. A omissão do protagonismo de Henrietta Leavitt (1868-1921) na elaboração da relação período-luminosidade. Orientador(a): Camila Maria Sitko. 2023.

[10] Beatriz Teixeira de Oliveira . Desempenho dos alunos do curso de Licenciatura em Matemática na resolução de problemas de álgebra na prova do Enade. Orientador(a): Valdomiro Pinheiro Teixeira Junior. 2025.

[11] Belda Dos Santos Souza Almeida. Matemática não erra, direito não comete injustiça: erro de cálculo e implicações sociais em processos previdenciários. Orientador(a): Ronaldo Barros Ripardo. 2024.

[12] Brenda Reche Graff. Materacia e literacia: uma abordagem sob a perspectiva comognitiva. Orientador(a): Ronaldo Barros Ripardo. 2023.

[13] Calvino Pereira Da Silveira Junior. Redes herdadas: um estudo etnomatemático sobre a geração, organização e difusão de saberes tradicionais da pesca artesanal na vila dos pescadores, em Bragança - Pará. Orientador(a): Jose Savio Bicho De Oliveira. 2023.

[14] Camila Suiane Guimaraes Da Conceicao De Azevedo. Necessidades formativas emergentes da prática do professor de matemática em classes inclusivas com surdos: um estudo de caso. Orientador(a): Ana Cledina Rodrigues Gomes. 2023.

[15] Carla Andreza Correa Reuter. Formação inicial de professores de ciências e alunos surdos: uma análise das licenciaturas em ciências naturais nas instituições públicas do  Pará. Orientador(a): Lucelia Cardoso Cavalcante. 2024.

[16] Carlesom Dos Santos Piano. Estórias que ensinam matemática: uma análise do discurso matemático escolar em livros paradidáticos. Orientador(a): Ronaldo Barros Ripardo. 2020.

[17] Carlos Antonio Cunha Dos Santos.  A iniciação científica nos cursos técnicos no campus rural de Marabá do IFPA, no período de 2017 A 2019: avanços e limitações do PIBICTI, a relação com a Pedagogia da Alternância e o educar pela pesquisa.. Orientador(a): Ana Cristina Viana Campos. 2022.

[18] Cecilia Farias Da Silva. Atitudes em relação à leitura e desempenho na resolução de  problemas de alunos com baixa visão. Orientador(a): Ronaldo Barros Ripardo. 2024.

[19] Celia Evangelista Brito. Representações sociais sobre o binômio vacinas e vacinação emergidas entre alunos do Ensino Fundamental II de uma escola pública no sudeste do Pará. Orientador(a): Ana Cristina Viana Campos. 2023.

[20] Clarissa De Oliveira Pinheiro. Etnomatemática e a pintura corporal dos Tembé-Tenetehara de Maracaxi em uma escola não indígena. Orientador(a): Jose Savio Bicho De Oliveira. 2023.

[21] Cremilda Peres Cangussu De Abreu. Demandas e processos formativos de professores de Ciências da Natureza: desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas. Orientador(a): Lucelia Cardoso Cavalcante. 2020.

[22] Cristiane Silva De Oliveira. Crenças de autoeficácia e pensamento algébrico: concepções de professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental de Marabá-PA. Orientador(a): Narciso Das Neves Soares. 2023.

[23] Danniel De Oliveira Santana. Saberes  primevos da cacauicultura amazônica subsidiando a formação de saberes escolares. Orientador(a): Attico Inacio Chassot. 2023.

[24] Darlan Morais Oliveira. Análise dos modelos materiais no ensino das ciências naturais a partir da epistemologia cognitivista. Orientador(a): Caio Maximino De Oliveira. 2020.

[25] Davi De Franca Silva. Narrativas de professores que ensinam matemática em escolas comunitárias casa familiar rural do estado do pará. Orientador(a): Carlos Alberto Gaia Assuncao. 2024.

[26] Dhaniella Cristhina De Brito Oliveira. Narrativas docentes sobre o Ensino de Química em unidades prisionais do Estado do Pará e suas contribuições para o letramento científico e tecnológico. Orientador(a): Danielle Rodrigues Monteiro Da Costa. 2021.

[27] Dion Leno Benchimol Da Silva. Perspectiva docente sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) como mediadoras na modalidade de ensino remoto emergencial. Orientador(a): Patrick Alves Vizzotto. 2024.

[28] Edilene Franca Pereira Sousa. Saberes matemáticos de produtores e atravessadores nas práticas laborais do açaí e o uso de instrumentos de medidas não padronizadas na Vila Nova Aliança – PA. Orientador(a): Attico Inacio Chassot. 2022.

[29] Eliane Da Costa Lima. Mobilização de saberes e construção da identidade docente: um estudo de caso com residentes no contexto do subprojeto de química/2020 do Programa Residência Pedagógica da Unifesspa. Orientador(a): Danielle Rodrigues Monteiro Da Costa. 2023.

[30] Eliane Leite Felix. Tecnologias digitais no ensino de Ciências: reflexões e possibilidades na construção do conhecimento científico. Orientador(a): Ana Cristina Viana Campos. 2022.

[31] Elizete De Lima Queiroz. Saberes indígenas Gavião Parkatêjê: pintura corporal cultural e suas relações com as disciplinas de ciências da naturezaeliz. Orientador(a): Attico Inacio Chassot. 2023.

[32] Erick Jhonys Paes Sarraf. História pra ninar o preconceito: com versos narrados por mulheres negras na educação matemática. Orientador(a): Ana Cledina Rodrigues Gomes. 2022.

[33] Eriosvaldo Borges Vilas Boas. Formação continuada em educação matemática: perspectivas de professores(as) dos anos iniciais do ensino fundamental em escolas públicas do município de Marabá. Orientador(a): Ana Cledina Rodrigues Gomes. 2024.

[34] Ester Silva Chaves. Autoavaliação: da discussão teórica aos sentidos que emergem nos discursos de mestrandos em Educação em Ciências e Matemática. Orientador(a): Alessandra De Rezende Ramos. 2022.

[35] Eude Leia Goncalves Ramos Mendes. Desenvolvimento de habilidades de alfabetização científica na formação inicial de professores de química. Orientador(a): Danielle Rodrigues Monteiro Da Costa. 2021.

[36] Fabiane Dos Santos Queiroz. Formação inicial e educação especial: uma análise sobre os currículos de Licenciatura em Matemática das instituições públicas do estado do Pará. Orientador(a): Ana Cledina Rodrigues Gomes. 2024.

[37] Flavio Anderson Sousa Da Silva. Análise da apropriação do discurso sobre contagem por alunos do Ensino Fundamental em ambientes virtuais mediados por ferramentas digitais. Orientador(a): Ronaldo Barros Ripardo. 2023.

[38] Gabriel Costa Dourado. Avaliação externa e educação matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental de escolas paraenses. Orientador(a): Ana Cledina Rodrigues Gomes. 2024.

[39] Gabrielle Janaina Barros De Menezes. Proficiência em leitura de gêneros textuais do discurso matemático escolar de alunos do ensino fundamental. Orientador(a): Ronaldo Barros Ripardo. 2021.

[40] Geisson Rodrigues De Miranda. O estudo de simetrias africanas na formação de professores:  uma instrumentação para o ensino com o software geogebra. Orientador(a): Emerson Batista Gomes. 2024.

[41] Giselma Pereira Da Silva. Atitudes e crenças de autoeficácia de professores dos anos iniciais e suas relações com o ensino do sistema de numeração decimal. Orientador(a): Narciso Das Neves Soares. 2022.

[42] Haritana Dos Santos Chaves Jadjiski. Atitudes em relação à leitura e desempenho na resolução de problemas de alunos da Educação de Jovens e Adultos. Orientador(a): Ronaldo Barros Ripardo. 2024.

[43] Henrique Silva De Souza. Discurso matemático e aprendizagem de Física por alunos com deficiência visual usuários do Sistema Braille. Orientador(a): Ronaldo Barros Ripardo. 2020.

[44] Iran Medrada Da Silva. A Etnomatemática do povo indígena Parkatêjê e a prática escolar. Orientador(a): Ana Cledina Rodrigues Gomes. 2020.

[45] Ivonilce Brelaz Da Silva. Ansiedade à Matemática e sua relação com o bloqueio da aprendizagem de matemática na adolescência: aspectos atitudinais e cognitivos. Orientador(a): Caio Maximino De Oliveira. 2022.

[46] Jael Sanches Nunes. Educação Escolar Indígena: os saberes docentes no ensino de ciências em escolas da Terra Indígena Mãe Maria. Orientador(a): Danielle Rodrigues Monteiro Da Costa. 2020.

[47] Jeruzalem Martins De Sa. Autorreflexões de caráter formativo a partir de uma  atividade orientadora de ensino em geometria plana escolar. Orientador(a): Narciso Das Neves Soares. 2024.

[48] Jessica De Oliveira Reis. Radioatividade e o ensino das ciências da natureza: fatos históricos sobre o acidente do césio-137 e o estado do pará. Orientador(a): Alessandra De Rezende Ramos. 2024.

[49] Jessica Laiz Sena Do Carmo. O pensamento computacional:  reflexões, perspectivas e proposições didáticas para a aprendizagem  matemática. Orientador(a): Narciso Das Neves Soares. 2024.

[50] Jhemerson Da Silva E Neto. Fraturando fissuras: entre as ações afirmativas e a presença de estudantes indígenas no curso de Licenciatura em Matemática da Unifesspa/Marabá. Orientador(a): Ana Cledina Rodrigues Gomes. 2022.

[51] Jhessica Elayne Gomes Da Cruz Piano. (Re)escrevendo a história dos ancestrais de uma comunidade na busca de saberes primevos para destes fazer saberes escolares: uma proposta para formação continuada de professores de Ciências. Orientador(a): Attico Inacio Chassot. 2022.

[52] Joelson De Sousa Pereira. BNCC e matriz curricular de matemática: implicações  para escolas do campo. Orientador(a): Manoel Oriosvaldo De Moura. 2024.

[53] Joice Bezerra De Sousa Leal. Concepções epistemológicas sobre biotecnologia entre universitários. Orientador(a): Alessandra De Rezende Ramos. 2023.

[54] Jose Fernando De Lima Junior. Conhecimento da linguagem algébrica por discentes do 9º ano do ensino fundamental: entrelaces com a filosofia da linguagem de Wittgenstein. Orientador(a): Valdomiro Pinheiro Teixeira Junior. 2023.

[55] Jose Rodrigues De Sales. Deficiência visual e desempenho em matemática: um olhar para questões do enem mediadas por imagens. Orientador(a): Ronaldo Barros Ripardo. 2024.

[56] Josidalva De Almeida Batista. Tessituras sobre Avaliação: desvelando o habitus docente na prática educativa de professores de matemática. Orientador(a): Emerson Batista Gomes. 2020.

[57] Jussara Da Silva Nascimento Araujo. Violência entre os escolares dos anos finais do ensino fundamental do estado do Pará: análises de dados da PeNSE, 2015. Orientador(a): Ana Cristina Viana Campos. 2022.

[58] Kaio Coelho Rodrigues. Perspectivas na formação de licenciandos em Pedagogia com  vistas à alfabetização científica. Orientador(a): Danielle Rodrigues Monteiro Da Costa. 2024.

[59] Kamilla Ferreira Da Silva. A representação social dos estudantes do curso de licenciatura em matemática sobre a tríade ensino-pesquisa-extensão na Universidade do Estado do Pará - UEPA - Campus VII. Orientador(a): Emerson Batista Gomes. 2022.

[60] Leonardo Silva Diniz. ESTRATÉGIAS CRIATIVAS NA PRODUÇÃO DE SITUAÇÕESPROBLEMAS NO DISCURSO MATEMÁTICO ESCOLAR. Orientador(a): Ronaldo Barros Ripardo. 2021.

[61] Lidiane Andrade Sousa Da Silva. Formação continuada com professores de Matemática do Ensino Médio para inclusão escolar: contribuições do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA). Orientador(a): Lucelia Cardoso Cavalcante. 2022.

[62] Lucas De Sousa Costa. A dimensão socioambiental da Amazônia na formação inicial de professores de ciências naturais. Orientador(a): Danielle Rodrigues Monteiro Da Costa. 2024.

[63] Luciano Pereira Da Silva. A matematização em atividades de modelagem por alunos da educação do campo sob um viés wittgensteiniano. Orientador(a): Valdomiro Pinheiro Teixeira Junior. 2024.

[64] Maiana Maia Sousa. Análise do impacto da implementação das estratégias do ensino por investigação em alfabetização científica, crenças de autoeficácia e ansiedade às ciências em alunos do 9º ano. Orientador(a): Caio Maximino De Oliveira. 2023.

[65] Maria Da Conceicao Ribeiro Troitinho. Ansiedade às ciências: papéis de gênero e raça. Orientador(a): Caio Maximino De Oliveira. 2023.

[66] Maria Edlene Andrade Barbosa Rego. Atitudes em relação à matemática de estudantes da licenciatura em Educação do Campo da UNIFESSPA. Orientador(a): Narciso Das Neves Soares. 2022.

[67] Maria Jose Costa Faria. Análise do perfil formativo de professores de química na perspectiva da educação inclusiva, na visão de formadores e licenciandos. Orientador(a): Lucelia Cardoso Cavalcante. 2020.

[68] Marina Do Nascimento Santos. Análise da aquisição de níveis de aprendizagem sobre metodologias ativas em um curso de formação continuada para pedagogos que ensinam Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. Orientador(a): Camila Maria Sitko. 2022.

[69] Naiara Sirilo Vitoria Araujo. Como alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental explicam os textos matemáticos: compreensão de problemas algébricos. Orientador(a): Valdomiro Pinheiro Teixeira Junior. 2023.

[70] Nilrivan Furtado Sanches. Ensino de matemática, níveis e fatores decisionais que influenciam a prática docente em uma escola do campo. Orientador(a): Carlos Alberto Gaia Assuncao. 2024.

[71] Osmar Tharlles Borges De Oliveira. Crenças de autoeficácia de professores que ensinam Matemática no nível superior: marcas das tecnologias digitais no ensino emergencial remoto e presencial. Orientador(a): Narciso Das Neves Soares. 2022.

[72] Pâmela Cristina Leite dos Santos. Aulas remotas em Eldorado do Carajás na pandemia: narrativas docentes sobre as estratégias metodológicas e as dificuldades enfrentadas. Orientador(a): Alessandra De Rezende Ramos. .

[73] Poliana Matos Mendes Dos Santos. Apropriação de regras explícitas e implícitas sobre equações do 1º grau em jogos de linguagem algébricos. Orientador(a): Valdomiro Pinheiro Teixeira Junior. 2023.

[74] Rafael Cordeiro Rodrigues. Saberes primevos que mobilizam memórias, histórias de vida e experiências docentes: narrativas de professores que ensinam Ciências da Natureza no contexto amazônico-paraense.. Orientador(a): Attico Inacio Chassot. 2022.

[75] Rafaeli Lobo Gomes. Situações desencadeadoras de aprendizagem e modelagem matemática em uma atividade para a educação financeira. Orientador(a): Manoel Oriosvaldo De Moura. 2023.

[76] Raimunda Dayane Silva. Formação de professores para ensino de biologia na  educação escolar indígena:   integração de saberes ancestrais e escolares no povo gavião da  comunidade Krĩjõhêrekatêjê . Orientador(a): Claudio Emidio Silva. 2024.

[77] Rosane Mendes Barbosa. Produção de inferências e compreensão leitora em gêneros textuais do discurso matemático escolar. Orientador(a): Ronaldo Barros Ripardo. 2023.

[78] Rosangela Fernandes De Lima. Entrelaces entre discurso matemático e Educação Matemática Crítica: uma perspectiva sociodiscursiva sobre competências de materacia. Orientador(a): Ronaldo Barros Ripardo. 2023.

[79] Salustriano Menezes Da Conceicao. Articulação entre práticas docentes e saberes da matemática oriunda de práticas socioculturais campesinas. Orientador(a): Attico Inacio Chassot. 2023.

[80] Samila Cruz Morais. Se gosta de ler, não gosta de matemática:  estudando relações entre atitudes, leitura e resolução de problemas. Orientador(a): Ronaldo Barros Ripardo. 2024.

[81] Soraya Goncalves Santos. Relações entre princípios da Educação Popular e o ensino de Ciências na Educação Escolar Indígena: possíveis contribuições para a formação de professores. Orientador(a): Ana Cledina Rodrigues Gomes. 2022.

[82] Teresinha Guida Miranda. O Clube de Ciências como estratégia facilitadora de aprendizagem. Orientador(a): Alessandra De Rezende Ramos. 2020.

[83] Thayna Cristina Dias E Dias. Panorama nacional da inserção de astronomia na licenciatura em Pedagogia: reflexões a partir dos projetos pedagógicos de curso. Orientador(a): Camila Maria Sitko. 2022.

[84] Ujeffesson Marques Silva. Problematização de práticas socioculturais do campo na perspectiva da etnomatemática: produção de farinha de mandioca no assentamento 26 de março, em marabá-pa. Orientador(a): Jose Savio Bicho De Oliveira. 2023.

[85] Valdete Barra Pantoja Da Silva. Formadores de professores de matemática: dimensões pedagógica e epistemológica da formação docente. Orientador(a): Carlos Alberto Gaia Assuncao. 2023.

[86] Valdineia Rodrigues Lima. Políticas curriculares para o ensino médio e as novas diretrizes (2019/2020) para formação de professores da educação básica: um enfoque sobre o currículo de matemática. Orientador(a): Ana Cledina Rodrigues Gomes. 2022.

[87] Victoria Caroline Do Nascimento Luz. Estado do conhecimento das pesquisas sobre formação de professores que ensinam matemática da região norte do brasil (2012 – 2022). Orientador(a): Narciso Das Neves Soares. 2024.

[88] Virgilinx Gustave. Registros de representação semiótica e conteúdo de álgebra: uma análise dos livros didáticos de matemática do terceiro ciclo do Ensino Fundamental no Haiti. Orientador(a): Valdomiro Pinheiro Teixeira Junior. 2023.

Fim do conteúdo da página