Seminário de Avaliação do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
O que é?
A Capes propôs recentemente novos parâmetros para organização do processo de avaliação dos Programas de Pós-Graduação do país (PPG). Embora a autoavaliação feita pelos PPG não seja rotina recente na vida destes, a Capes, no último ano, inseriu a autoavaliação dos programas como um dos critérios pelos quais serão avaliados por este órgão.
A autoavaliação, segundo a Capes, pode ser compreendida, em termos amplos, como um “organizador qualificado”. Para ela, “o ponto crucial da sistemática da avaliação proposta é a mudança do foco do processo avaliativo: ao invés da CAPES receber os resultados da autoavaliação realizada pelos programas, a Agência deverá acompanhar como os programas de pós-graduação estão conduzindo suas autoavaliações. [...] Trata-se, na prática, de colocar em ação o elementar processo de detectar pontos fortes e potencialidades, tanto quanto discriminar pontos fracos dos programas e prever oportunidades e metas. Deve-se estabelecer estas metas com clareza e de forma tanto quanto possível participada, para que todos ou a maior parte da comunidade acadêmica se perceba representada”.
É neste contexto que o PPGECM realiza periodicamente o Seminário de Avaliação do Mestrado em Educação em Ciências e Matemática. A programação é composta por atividades diversificadas, envolvendo mestrandos, docentes e corpo técnico. É uma das ações de autoavaliação do programa.
I Seminário de Avaliação do Mestrado em Educação em Ciências e Matemática
II Seminário de Autoavaliação do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
IV Seminário de Autoavaliação do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
V Seminário de Autoavaliação do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática