Você está aqui: Agenda > Eventos > Lançamento do Volume 1 da Série Educação em Ciências e Matemática na Amazônia

Lançamento do Volume 1 da Série Educação em Ciências e Matemática na Amazônia

Publicado: Segunda, 04 de Março de 2024, 10h29 | Última atualização em Segunda, 04 de Março de 2024, 14h12 | Acessos: 132

Card Convite Vol. 1 3333

Programação completa

A Série EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS EM MATEMÁTICA NA AMAZÔNIA tem por objetivo publicar obras, produzidas no âmbito da Recima, de relevância científica ou didática, da área de Educação em Ciências e Matemática, especialmente as que se inserem no contexto da região amazônica. Tais obras são resultantes de pesquisas acadêmicas inéditas e de alta relevância para a área, principalmente as que impactem diretamente a educação básica, oriundas de teses e dissertações e projetos de pesquisa, desenvolvidos individualmente, em grupos de pesquisa ou em rede. O público leitor principal a que se destinam as obras são professores da educação básica, gestores educacionais, formadores de professores, pesquisadores, alunos de graduação, dentre outros.

A Obra ANSIEDADE E TRAUMA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, o volume 1 da Série, apresenta e discute achados das neurociências, da psicologia educacional e escolar, da psicologia social, da teoria da atividade, da sociologia das emoções e da teoria crítica para tentar entender fenômenos como a Ansiedade às Ciências, a Ansiedade à Matemática e o ensino informado pelo trauma. Professores compromissados com uma educação libertadora podem utilizar esses conhecimentos para discutir essas emoções negativas, reconectá-las as suas raízes comunitárias e coletivas e levar a escola a assumir um papel ativo na vida emocional de seus estudantes. Longe de encontrar “receitas de bolo”, professores e professoras encontrarão nessa obra uma perspectiva crítica e transdisciplinar sobre esses fenômenos, suas relações e impactos na aprendizagem e como a escola pode contribuir tanto para gerar ou manter emoções negativas quanto para mitigar esses estados ao reconectá-los as suas raízes coletivas.

Os autores.

- CAIO MAXIMINO DE OLIVEIRA é neurocientista e professor no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

- IVONILCE BRELAZ DA SILVA é mestra em Educação em Ciências e Matemática (Unifesspa) e Técnica em Assuntos Educacionais, Docente Voluntária e Regente do Coral (Unifesspa).

- MAIANA MAIA SOUSA é Mestra em Educação em Ciências e Matemática (Unifesspa) e professora de Ciências dos Anos Finais Ensino do Fundamental na Rede Municipal de Ensino de Marabá/PA.

- MARIA DA CONCEIÇÃO RIBEIRO TROITINHO é Mestra em Educação em Ciências e Matemática (Unifesspa), Coordenadora Pedagógica da Seduc/PA e Professora dos Anos Finais Ensino do Fundamental na Rede Municipal de Ensino de Redenção/PA.

- VANESSA LOPES FARIAS é mestranda em Educação em Ciências e Matemática (Unifesspa) e professora de Ciências na Rede Municipal de Ensino de Marabá/PA.