Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página

Errata 1 - EDITAL N. 2/2019-PPGECM

Publicado: Terça, 03 de Setembro de 2019, 15h18 | Última atualização em Sexta, 11 de Outubro de 2019, 17h46 | Acessos: 3617

 

Estabelece normas e procedimentos de seleção para o ingresso no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, na condição de mestrando regular.

Onde se lê:

“2.2 Serão ofertadas 16 (dezesseis) vagas distribuídas nas duas linhas de pesquisa do PPGECM, sendo, 7 (sete) vagas referentes à linha Epistemologia do conhecimento, do ensino e da aprendizagem em ciências e matemática e 9 (nove) vagas referentes à linha Formação de professores em ciências e matemática.

2.3 Do total das dezesseis (16) vagas, 13 (treze) são destinadas à ampla concorrência. As demais, 3 (três) vagas, são distribuídas do seguinte modo:

[...]

2.4 Candidatos pretos, pardos e/ou indígenas que fizerem a autodeclaração, bem como servidores da Unifesspa que optarem por concorrer à vaga destinada a docentes e/ou técnico-administrativo, concorrerão, ao mesmo tempo, às vagas reservadas (3 vagas) e àquelas destinadas à ampla concorrência (13 vagas). Caso sejam classificados no subconjunto referente às vagas oferecidas para ampla concorrência (13 vagas), não serão computados para efeito do preenchimento das vagas reservadas”.

[...]

2.8 As 16 (dezesseis) vagas disponibilizadas não precisam ser necessariamente preenchidas.

2.9 A distribuição das vagas está detalhada no Quadro 1:

Quadro 1 - Distribuição de vagas por linhas de pesquisa e docentes

Linhas de pesquisa

Docentes

Áreas de interesse dos docentes

Vagas

Epistemologia do conhecimento, do ensino e da aprendizagem em ciências e matemática

Alessandra de Rezende Ramos

  • Ensino de ciências em espaços formais e não formais, com foco em práticas voltadas a Clubes de Ciências;
  • Investigações sobre Ensino de CTS-A e suas implicações curriculares

2

Ana Cristina Viana Campos

  • Educação em saúde e ambiente
  • Saúde na escola
  • Ensino de ciências, cultura e sociedade
  • Ensino de ciências e tecnologias sociais
  • Análise de metodologias ativas de ensino

2

Caio Maximino de Oliveira

  • Aprendizagem por investigação na educação básica
  • Neurociências e ensino-aprendizagem

2

Ronaldo Barros Ripardo

  • Leitura e produção de textos em matemática
  • Discurso e aprendizagem matemática
  • Produção escrita e cognição em matemática

1

Formação de Professores em Ciências e Matemática

Ana Clédina Rodrigues Gomes

  • Currículo e diversidade cultural
  • Políticas públicas e ensino no Brasil
  • Processos formativos de professores

2

Danielle Rodrigues Monteiro da Costa

  • Formação inicial de professores de química

2

Emerson Batista Gomes

  • Formação docente em uma perspectiva crítico-colaborativa;
  • Investigações sobre o processo de construção, desenvolvimento e análise de sequências didáticas e
  • Construção de identidades e desenvolvimento profissional de professores

2

Lucelia Cardoso Cavalcante

  • Formação de professores e metodologias para o ensino
  • Educação Especial na perspectiva inclusiva
  • Produção de materiais didáticos acessíveis

1

Narciso das Neves Soares

  • Formação de professores que ensinam matemática
  • Currículo de matemática em contextos de ações inovadoras com TIC

2

Leia-se:

“2.2 Serão ofertadas 20 (vinte) vagas distribuídas nas duas linhas de pesquisa do PPGECM, sendo, 9 (nove) vagas referentes à linha Epistemologia do conhecimento, do ensino e da aprendizagem em ciências e matemática e 11 (onze) vagas referentes à linha Formação de professores em ciências e matemática.

2.3 Do total das 20 (vinte) vagas, 17 (dezessete) são destinadas à ampla concorrência. As demais, 3 (três) vagas, são distribuídas do seguinte modo:

[...]

2.4 Candidatos pretos, pardos e/ou indígenas que fizerem a autodeclaração, bem como servidores da Unifesspa que optarem por concorrer à vaga destinada a docentes e/ou técnico-administrativo, concorrerão, ao mesmo tempo, às vagas reservadas (3 vagas) e àquelas destinadas à ampla concorrência (17 vagas). Caso sejam classificados no subconjunto referente às vagas oferecidas para ampla concorrência (17 vagas), não serão computados para efeito do preenchimento das vagas reservadas”.

[...]

2.8 As 17 (dezessete) vagas disponibilizadas não precisam ser necessariamente preenchidas.

2.9 A distribuição das vagas está detalhada no Quadro 1:

Quadro 1 - Distribuição de vagas por linhas de pesquisa e docentes

Linhas de pesquisa

Docentes

Áreas de interesse dos docentes

Vagas

Epistemologia do conhecimento, do ensino e da aprendizagem em ciências e matemática

Alessandra de Rezende Ramos

  • Ensino de ciências em espaços formais e não formais, com foco em práticas voltadas a Clubes de Ciências;
  • Investigações sobre Ensino de CTS-A e suas implicações curriculares

2

Attico Chassot

  • História e Filosofia da Ciência e as correlações com história das religiões, com a história das magias e com a história daqueles que usualmente se diz não ter história

1

Ana Cristina Viana Campos

  • Educação em saúde e ambiente
  • Saúde na escola
  • Ensino de ciências, cultura e sociedade
  • Ensino de ciências e tecnologias sociais
  • Análise de metodologias ativas de ensino

2

Caio Maximino de Oliveira

  • Aprendizagem por investigação na educação básica
  • Neurociências e ensino-aprendizagem

2

Ronaldo Barros Ripardo

  • Leitura e produção de textos em matemática
  • Discurso e aprendizagem matemática
  • Produção escrita e cognição em matemática

2

Formação de Professores em Ciências e Matemática

Ana Clédina Rodrigues Gomes

  • Currículo e diversidade cultural
  • Políticas públicas e ensino no Brasil
  • Processos formativos de professores

2

Attico Chassot

  • História e Filosofia da Ciência e as correlações com história das religiões, com a história das magias e com a história daqueles que usualmente se diz não ter história

1

Danielle Rodrigues Monteiro da Costa

  • Formação inicial de professores de química

2

Emerson Batista Gomes

  • Formação docente em uma perspectiva crítico-colaborativa;
  • Investigações sobre o processo de construção, desenvolvimento e análise de sequências didáticas e
  • Construção de identidades e desenvolvimento profissional de professores

2

Lucelia Cardoso Cavalcante

  • Formação de professores e metodologias para o ensino
  • Educação Especial na perspectiva inclusiva
  • Produção de materiais didáticos acessíveis

2

Narciso das Neves Soares

  • Formação de professores que ensinam matemática
  • Currículo de matemática em contextos de ações inovadoras com TIC

2

registrado em:

Destaques

images/Série_ECMA/Banners_Vol_1.png
BannerIVSenalem2.png
PROCADLIVRO.jpeg
images/Aluno_especial.png
images/card_PS_2025.png
images/Banners_resultado_premio_recima.png
images/Credenciamento_Docente_2025_-_Banner.png
bannerVSAA.jpeg
previous arrow
next arrow

Notícias

5º Seminário Nacional da Área de Ensino

Aconteceu de 8 a 10 de novembro de 2017, em...

I Escola de Estudos Abertos

  A Escola de Estudos Abertos do PPGECM tem...

Participe do GEPEEI

  O Grupo de Estudos e Pesquisas em...

Mocisspa

1---FB-PROFILE-IMAGE.png

Galeria de fotos

Banner Marisa Site.png
BannerIVSenalem2.png

Contador de acesso

446492
Hoje
Ontem
Esta semana
Última Semana
Este mês
Último mês
Todos
743
828
1571
437819
6292
52437
446492
Seu IP: 216.73.216.50
2025-07-07 18:08
Fim do conteúdo da página