Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

ptenes

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Discentes > Ingresso > PPGECM > Errata 1 - EDITAL N. 2/2019-PPGECM
Início do conteúdo da página

Errata 1 - EDITAL N. 2/2019-PPGECM

Publicado: Terça, 03 de Setembro de 2019, 15h18 | Última atualização em Sexta, 11 de Outubro de 2019, 17h46 | Acessos: 3444

 

Estabelece normas e procedimentos de seleção para o ingresso no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, na condição de mestrando regular.

Onde se lê:

“2.2 Serão ofertadas 16 (dezesseis) vagas distribuídas nas duas linhas de pesquisa do PPGECM, sendo, 7 (sete) vagas referentes à linha Epistemologia do conhecimento, do ensino e da aprendizagem em ciências e matemática e 9 (nove) vagas referentes à linha Formação de professores em ciências e matemática.

2.3 Do total das dezesseis (16) vagas, 13 (treze) são destinadas à ampla concorrência. As demais, 3 (três) vagas, são distribuídas do seguinte modo:

[...]

2.4 Candidatos pretos, pardos e/ou indígenas que fizerem a autodeclaração, bem como servidores da Unifesspa que optarem por concorrer à vaga destinada a docentes e/ou técnico-administrativo, concorrerão, ao mesmo tempo, às vagas reservadas (3 vagas) e àquelas destinadas à ampla concorrência (13 vagas). Caso sejam classificados no subconjunto referente às vagas oferecidas para ampla concorrência (13 vagas), não serão computados para efeito do preenchimento das vagas reservadas”.

[...]

2.8 As 16 (dezesseis) vagas disponibilizadas não precisam ser necessariamente preenchidas.

2.9 A distribuição das vagas está detalhada no Quadro 1:

Quadro 1 - Distribuição de vagas por linhas de pesquisa e docentes

Linhas de pesquisa

Docentes

Áreas de interesse dos docentes

Vagas

Epistemologia do conhecimento, do ensino e da aprendizagem em ciências e matemática

Alessandra de Rezende Ramos

  • Ensino de ciências em espaços formais e não formais, com foco em práticas voltadas a Clubes de Ciências;
  • Investigações sobre Ensino de CTS-A e suas implicações curriculares

2

Ana Cristina Viana Campos

  • Educação em saúde e ambiente
  • Saúde na escola
  • Ensino de ciências, cultura e sociedade
  • Ensino de ciências e tecnologias sociais
  • Análise de metodologias ativas de ensino

2

Caio Maximino de Oliveira

  • Aprendizagem por investigação na educação básica
  • Neurociências e ensino-aprendizagem

2

Ronaldo Barros Ripardo

  • Leitura e produção de textos em matemática
  • Discurso e aprendizagem matemática
  • Produção escrita e cognição em matemática

1

Formação de Professores em Ciências e Matemática

Ana Clédina Rodrigues Gomes

  • Currículo e diversidade cultural
  • Políticas públicas e ensino no Brasil
  • Processos formativos de professores

2

Danielle Rodrigues Monteiro da Costa

  • Formação inicial de professores de química

2

Emerson Batista Gomes

  • Formação docente em uma perspectiva crítico-colaborativa;
  • Investigações sobre o processo de construção, desenvolvimento e análise de sequências didáticas e
  • Construção de identidades e desenvolvimento profissional de professores

2

Lucelia Cardoso Cavalcante

  • Formação de professores e metodologias para o ensino
  • Educação Especial na perspectiva inclusiva
  • Produção de materiais didáticos acessíveis

1

Narciso das Neves Soares

  • Formação de professores que ensinam matemática
  • Currículo de matemática em contextos de ações inovadoras com TIC

2

Leia-se:

“2.2 Serão ofertadas 20 (vinte) vagas distribuídas nas duas linhas de pesquisa do PPGECM, sendo, 9 (nove) vagas referentes à linha Epistemologia do conhecimento, do ensino e da aprendizagem em ciências e matemática e 11 (onze) vagas referentes à linha Formação de professores em ciências e matemática.

2.3 Do total das 20 (vinte) vagas, 17 (dezessete) são destinadas à ampla concorrência. As demais, 3 (três) vagas, são distribuídas do seguinte modo:

[...]

2.4 Candidatos pretos, pardos e/ou indígenas que fizerem a autodeclaração, bem como servidores da Unifesspa que optarem por concorrer à vaga destinada a docentes e/ou técnico-administrativo, concorrerão, ao mesmo tempo, às vagas reservadas (3 vagas) e àquelas destinadas à ampla concorrência (17 vagas). Caso sejam classificados no subconjunto referente às vagas oferecidas para ampla concorrência (17 vagas), não serão computados para efeito do preenchimento das vagas reservadas”.

[...]

2.8 As 17 (dezessete) vagas disponibilizadas não precisam ser necessariamente preenchidas.

2.9 A distribuição das vagas está detalhada no Quadro 1:

Quadro 1 - Distribuição de vagas por linhas de pesquisa e docentes

Linhas de pesquisa

Docentes

Áreas de interesse dos docentes

Vagas

Epistemologia do conhecimento, do ensino e da aprendizagem em ciências e matemática

Alessandra de Rezende Ramos

  • Ensino de ciências em espaços formais e não formais, com foco em práticas voltadas a Clubes de Ciências;
  • Investigações sobre Ensino de CTS-A e suas implicações curriculares

2

Attico Chassot

  • História e Filosofia da Ciência e as correlações com história das religiões, com a história das magias e com a história daqueles que usualmente se diz não ter história

1

Ana Cristina Viana Campos

  • Educação em saúde e ambiente
  • Saúde na escola
  • Ensino de ciências, cultura e sociedade
  • Ensino de ciências e tecnologias sociais
  • Análise de metodologias ativas de ensino

2

Caio Maximino de Oliveira

  • Aprendizagem por investigação na educação básica
  • Neurociências e ensino-aprendizagem

2

Ronaldo Barros Ripardo

  • Leitura e produção de textos em matemática
  • Discurso e aprendizagem matemática
  • Produção escrita e cognição em matemática

2

Formação de Professores em Ciências e Matemática

Ana Clédina Rodrigues Gomes

  • Currículo e diversidade cultural
  • Políticas públicas e ensino no Brasil
  • Processos formativos de professores

2

Attico Chassot

  • História e Filosofia da Ciência e as correlações com história das religiões, com a história das magias e com a história daqueles que usualmente se diz não ter história

1

Danielle Rodrigues Monteiro da Costa

  • Formação inicial de professores de química

2

Emerson Batista Gomes

  • Formação docente em uma perspectiva crítico-colaborativa;
  • Investigações sobre o processo de construção, desenvolvimento e análise de sequências didáticas e
  • Construção de identidades e desenvolvimento profissional de professores

2

Lucelia Cardoso Cavalcante

  • Formação de professores e metodologias para o ensino
  • Educação Especial na perspectiva inclusiva
  • Produção de materiais didáticos acessíveis

2

Narciso das Neves Soares

  • Formação de professores que ensinam matemática
  • Currículo de matemática em contextos de ações inovadoras com TIC

2

registrado em:
Fim do conteúdo da página