Educação, saúde e meio ambiente: a interação entre ensino de ciências e pesquisa nas escolas públicas do ensino fundamental no Sudeste do Pará
Com as demandas sociais emergentes na sociedade, torna-se primordial o ensino com enfoque no desenvolvimento de competências que posicionem os alunos qualitativamente no meio social e que oportunizem aprendizados oportunos para seu bem-estar e melhoria da qualidade de vida. Nessa perspectiva transformadora, o presente estudo se torna pertinente, pois pretende realizar um diagnóstico situacional sobre os problemas relacionados a abordagem de temas transversais com enfoque na saúde e meio ambiente no ensino fundamental na mesorregião sudeste do Pará e formular uma proposta junto às escolas que contribuam para a melhoria da qualidade do ensino de ciências nas escolas públicas. O estudo será realizado nas escolas do ensino fundamental em 7 municípios da mesorregião Sudeste do Pará, por um período de 2 anos, em 3 etapas: diagnóstico situacional dos problemas relacionados ao ensino de ciências; mapeamento da infraestrutura e recursos das escolas para o ensino de ciências e reflexão e proposições. Dando visibilidade e protagonismo às escolas públicas da mesorregião Sudeste do Pará, esperamos também contribuir com a melhoria da qualidade e diversidade do ensino de ciências, por meio do desenvolvimento de projetos de pesquisa em parceria com as instituições de ensino interessadas e Secretarias Estadual e Municipal de Educação.